domingo, 31 de março de 2013

 FOLHA DE S PAULO

31/03/2013 - 09h00

Leitor alerta para risco de aprovação de emenda que limita poder do Ministério Público

LEITOR PEDRO VALENTIM
DE BAURU (SP)
Precisamos, enquanto sociedade, ficarmos atentos à proposta de emenda à Constituição do Estado de São Paulo feita pelo deputado estadual Campos Machado (PTB-SP), que pretende tirar os poderes dos promotores do Ministério Público de investigar deputados, secretários estaduais e prefeitos.
Essa iniciativa é um autêntico atentado contra os princípios da legalidade e da moralidade contidos na Constituição Federal e na Constituição Estadual. Autorizar só o procurador-geral de Justiça do Estado a investigar esses agentes políticos, como prevê essa PEC, é materializar uma autêntica irracionalidade jurídica e administrativa, mesmo porque se torna humanamente impossível um só agente fiscalizar possíveis improbidades administrativas em mais de 600 municípios.
Ora, se temos quase 2.000 promotores no nosso Estado, porque concentrar a caneta numa única pessoa? Sem esquecer de mencionar o fato de que o procurador-geral é indicação politica do governante estadual de plantão, ou seja, está sujeito às pressões e cobranças politicas de gratidão. É preciso que os deputados estaduais não aprovem esse projeto, que mais se assemelha a uma Lei da Mordaça! A quem interessa calar o Ministério Público? Os políticos e as pessoas que defendem a lisura com o dinheiro público devem se indignar contra essa iniciativa estranha e vergonhosa, e que tenta enfiar debaixo do tapete a imoralidade de muitos agentes públicos.

Juca Varella - 4.out.2012/Folhapress
Coordenador da campanha de Russomanno, Campos Machado é considerado primeiro-ministro de Russomanno
O deputado estadual Campos Machado, autor da proposta que limita o poder de investigação dos promotores

Nenhum comentário:

Postar um comentário