terça-feira, 23 de abril de 2013

Claudio Cajado exalta papel da Embrapa como indutora do desenvolvimento do País


Procurador da Câmara participa de homenagem aos 40 anos da empresa destacando a transformação do Brasil em exportador de alimentos e tecnologia em agricultura tropical
O procurador parlamentar, deputado Claudio Cajado (Democratas-BA), enfatizou, nesta terça-feira (23), a atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como indutora do desenvolvimento econômico do País. Cajado participou de sessão solene realizada no plenário da Câmara dos Deputados em homenagem aos 40 anos da empresa. Em seu pronunciamento, o parlamentar falou sobre a trajetória da instituição e sua importância para alavancar a agropecuária nacional tornando-a uma das mais competitivas do planeta.
“A Embrapa há 40 anos dedica-se à tarefa de transformar o Brasil na potência agrícola que somos hoje. Com a Embrapa, o Brasil passou de importador a exportador de tecnologia para a agricultura praticada nos trópicos”, lembra Claudio Cajado sobre as pesquisas da empresa que permitiram ao País tornar-se autossuficiente na produção de alimentos e um dos maiores exportadores mundiais. Graças a esse trabalho, o Brasil é hoje maior produtor mundial de café, suco de laranja e etanol.
O parlamentar exaltou o crescimento da Embrapa nessas quatro décadas acompanhada do rápido desenvolvimento da agricultura do cerrado, bioma responsável atualmente por 40% da produção brasileira de grãos. “A empresa nasceu com apenas 12 pesquisadores e, desses, só dois com doutorado. Hoje, são 2.300 pesquisadores distribuídos em suas 47 unidades, dos quais mais de dois mil com doutorado. Foram os pesquisadores da Embrapa que tornaram possível a incorporação do cerrado às terras agricultáveis do País”, ressalta o democrata.
Em seu discurso, o deputado baiano também falou da missão essencial da empresa de contribuir para a redução da fome no planeta. Apesar do crescimento da produção de alimentos no mundo, afirma, 870 milhões de pessoas ainda passam fome ao redor do mundo. “Por esta razão, Embrapa tem sido cada vez mais demandada pelo governo brasileiro a transferir tecnologia para países pobres, especialmente àqueles das regiões tropicais da África, ajudando a combater a fome no mundo”, informou.

Para quem não conhece este é o Relator do PL 4373.

Nenhum comentário:

Postar um comentário